Configurar variáveis ambiente IntelliJ
Conforme nosso projeto vai crescendo, pode ser fazer necessário a criação de variáveis de ambiente para determinar configurações mais dinâmicas e seguras. Pra isso, nesse post irei comorar como configurar varáveis de ambiente diretamente no IntelliJ.
A criação de variáveis de ambiente no pc de desenvolvimento pode ficar complicada quando precisamos realizar trocas de valores constantemente.
O IntelliJ no permite criar “ambientes” com configurações de variáveis de uma forma mais dinâmica para que possamos ter configurações de ambientes de um modo mais simples.
Nesse projeto Spring, vou demonstrar como realizar a leitura de um valor de uma variável de ambiente através do application.properties.
Irei utilizar como base um projeto já criado anteriormente em outro post:
https://coffops.com/service-locator-pattern-java-spring-boot/
https://github.com/aluizrech/ServiceLocatorCoffops
Agora que já temos todos os artefatos necessários, bora lá!
Entendendo a problemática
No nosso projeto acima temos a leitura de um valor que está configura no application.properties, porém sempre que precisamos alterar o valor, precisamos editar o arquivo.
O principal problema de fazer isso é que podemos sem querer commitar alterações que não queríamos ou até mesmo esquecer de trocar o valor do campo quando deveríamos.
Nosso campo “storage.service.type” que antes recebia diretamente uma String, agora recebe o valor que vem da variável de ambiente “STORAGE_SERVICE_TYPE“, porém, caso essa variável de ambiente não esteja configurada, o valor aplicado será “AZURE“, no caso do nosso exemplo.
storage.service.type=${STORAGE_SERVICE_TYPE:AZURE}
Configurando Variável STORAGE_SERVICE_TYPE no Intellij
Primeiramente você precisa editar as configurações de inicialização do projeto e definir configurações de “start’s” diferentes, de acordo com a necessidade.
Após iniciar as configurações, você pode criar vaias configurações e configurar inúmeras variáveis, como for mais adequado. Para o nosso caso, criamos 3.
Basta em cada item das variáveis configurar cada uma com sua chave e o valor desejado.
É isso, caso você. Dica simples e prática.
Aproveitando para pedir uma atenção sua, criamos um canal no YouTube, se puder fortalecer o movimento dá um confere aí: