3 softwares que você utilizou na sua adolescência

Quem nasceu ali pelos anos 80 com certeza teve como porta de entrada para o mundo da informática o sistema operacional Windows 95, 98 ou o XP, esse último com um lugar especial no coração de todos, quem que não lembra daquele morro dos Teletubbies que vinha como papel de parede? Não lembrou? Olha aqui em baixo:

Famosa foto do Windão XP!

Mas não estou aqui para falar de sistema operacional, estou aqui pra falar o que os jovens dos anos 80/90 instalavam no computados que rodava esses Windows.

Vamos lá! A lista abaixo feita por mim e mais dois amigos que também começaram a mexer no computador nessa época, claro que existe muito mais softwares que o pessoal usava na época.

1 – Winamp

Ah, o Winampzão da massa, quem que não deixava ele ali tocando uma playlist bem misturada que ia de Charlie Brown até Boka Loka e começava a ir para os chats ou jogar e esquecia a música tocando de fundo, aí quando lembrava ia lá e colocava a tocar tudo de novo.

Winamp nasceu em 1997, possui esse nome por conta do Windows + Advanced Multimedia Products (AMP) = Winamp.

O que aconteceu com o Winamp e você pode usá-lo agora? - Bacana
Carinha do Winamp

O site Tech Tudo fez um artigo muito bacana falando 8 curiosidades sobre esse player maravilhoso, acessível aqui. Eu acredito que com as músicas sendo disponibilizadas por streaming via Spotify, Deezer e outros o Winamp deixou de ser usado e por isso descontinuado em 2013, também porque muitas músicas tocadas por ele vinham de maneira ilícita por softwares p2p. Agora, uma coisa que me chamou atenção escrevendo esse post é que o site dele ainda tá ON e parece que vem novidades por aí, dá pra conferir aqui.

2 – Nero

E a saudade de gravar um CD com músicas para escutar no carro durante a fila? Vish, ao invés de ficar comprando CD’s para escutar 1 música boa só você agora podia gravar seu próprio CD com sua músicas favoritas, bastava comprar um CD virgem no 1,99 e queimar usando o Nero na sua casa. Preciso admitir que no início da minha vida no PC, um amigo meu me emprestou um CD do Nero, cheguei em casa e instalei achando que ia poder gravar meus próprios CD’s… E adivinha só, descobri que só tinha leitor e não gravador.

Mas sem dúvidas foi um software que dividiu águas, olha a telinha abaixo, vê se não bate uma saudade:

Nero 7 Ultra Edition
Tela do Nero

O Nero nasceu em 1995, raiz, depois foi ficando mais Nutella e dava até para assistir vídeos usando-o. Com certeza um software que foi muito utilizado na minha vida.

3 – Emule

E o burrinho do Emule? Então, esse software foi utilizado pela galera para baixar músicas, vídeos, fotos e mais o que existisse na internet. Diferente dos softwares acima, o Emule nasceu livre, ele foi lançado sob a GNU General Public License e foi no ano 2002.

A cara do Emule.

Outro software que também era usando de maneira muito irregular e foi caindo em desuso com a popularização dos streamings e dos torrents. Na minha humilde opinião, as tentativas de invasão e vulnerabilidades dele acabaram causando um certo receio nas pessoas de o utilizarem, mas com certeza foi um software que marcou época.

Assim termino aqui minha listinha de softwares que utilizem bastante quando jovem, citei somente 3, mas foram vários dias de internet discada usando: MSN, ICQ, mIRC, Kazaa e por aí vai. Espero ter feito você relembrar de algo dessa época, comenta aí abaixo se lembrou de algum que marcou sua vida.

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.