Afinal, o que é Informação?
Mundo de TI gira em torno da informação e surgiu a nossa amada área da Informática. O que estamos vivendo é uma valorização da informação, e cada vez mais ela está ficando mais importante na vida das empresas. Pois bem, o que é informação?
A informação possui papel fundamental na definição e execução de estratégias nas organizações, além disso, a informação e o conhecimento serão os diferenciais das empresas e dos profissionais que pretendem destacar-se no mercado e manter a sua competitividade.
A informação é vista pelas organizações como um dos mais valiosos recursos estratégicos e necessitam tratamento especial, ou seja, é necessário manipulá-la de forma que a transforme em vantagem competitiva. Os Sistemas de Informação servem exatamente para este fim, são de vital importância no processo de coleta, análise, produção e disseminação da informação. Um Sistema de informação ajuda organizações a obterem vantagem competitiva sobre seus concorrentes, através da melhoria do desempenho e produtividade.
O autor Marcos Sêmola analisa diversas fases como a revolução elétrica e industrial, a abertura de mercado e o aumento da competitividade proporcionado por empresas multinacionais, reengenharia, terceirização e a mais recente a aplicação da tecnologia da informação. Em todos estes momentos a informação se fez presente e teve papel de suma importância para a gestão do negócio. A informação se faz presente em todos os processos de negócio:
- Visão empresarial;
- Desenvolvimento de negócios;
- Desenvolvimento de soluções;
- Execução de serviços e fabricação;
- Gestão do conhecimento;
- Apoio a gestão;
- Aplicações;
- Infra-estrutura física, tecnológica e humana;
E se por ventura a organização possuir mais um processo certamente a troca de informação se fará presente.
De acordo com o dicionário Aurélio a informação é o “ato ou efeito de informar, transmissão de conhecimento, indagação, opinião sobre o procedimento de alguém, parecer técnico dados por uma repartição ou funcionário”. É citada nessa definição também “Informação Privilegiada” descrita como informação que não é tornada pública, mas é utilizada por pessoas que a conhecem, por exemplo, para negociar na bolsa a fim de obter vantagens. A informação é de tal importância que alguns autores a tratam como o próprio negócio.
Abaixo algumas afirmações de autores que escrevem sobre Segurança da Informação:
O sangue da empresa é a informação. (SÊMOLA, 2003)
Informação pode ser definida como um dado acrescido de contexto, relevância e propósito. Requer um mínimo de análise para sua obtenção, através da avaliação humana ou automatizada. (SIQUEIRA, 2005)
Informação, por sua vez, é um conhecimento de perfil melhor delineado, cuja profundidade e amplitude permitem estabelecer um significado minimamente aproveitável, independentemente de interação e integração com outros conhecimentos. (MANDARINI, 2006)
Fontes:
SIQUEIRA, M. Gestão Estratégica da Informação. BRASPORT. 2005
SÊMOLA, Marcos. Gestão da Segurança da Informação: uma visão executiva. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
MANDARINI, Marcos. Segurança Corporativa Estratégica. Ed. Manole, 2006.