Alterando versão do Java ou JDK no Linux
Bom dia! Sim, bom dia… Mesmo que estejas lendo isso pela tarde ou noite, desejo-lhe bom dia! E aí tá com problema para atualizar o Java? Mudou a versão do java e na hora que digita java –version aparece a anterior? Quer ficar com duas versões do java instalado? Pois bem, volta e meia aparece essa necessidade de ficar com dois javas na mesma máquina, ou de atualizar o java e as aplicações que o utilizam não funcionar direito.
Vamos lá, chega de inventar conversa aqui para o Google indexar… [hehe]
Partindo do principio que você já instalou o novo java, ou o novo jdk. Vamos fazer dois apontamentos, uma da variável de ambiente e outra para o binário que se encontra dentro de /usr/bin/java.
Primeiro vamos alterar o binário, execute o seguinte (com privilégios de root):
update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/opt/ibm/java-x86-71/bin/java" 2
Note que você colocou o novo java como opção para o SO e ficou como opção 2, agora execute o seguinte comando:
update-alternatives --config java
O retorno desse comando será esse:
Há 2 programas que oferecem "java". Seleção Comando ----------------------------------------------- * 1 /usr/lib/jvm/jre-1.5.0-gcj/bin/java + 2 /opt/ibm/java-x86-71/bin/java Indique para manter a seleção atual[+] ou digite o número da seleção:
Note que o primeiro comando que você executou lhe possibilitou uma segunda opção, que inicia ali com o caracter +, então agora digite 2 e dê um enter. Pronto! Agora ao executar java -version, você terá no retorno do comando a nova versão do Java que você instalou. Agora é só alterar a variável de ambiente JAVA_HOME, para isso você pode digitar:
export JAVA_HOME=/opt/ibm/java-x86-71
Só que quando reiniciar o computador você perderá essa configuração, para ele ficar sempre definida assim altere o arquivo do profile que fica em: /etc/profile , procure nesse arquivo por JAVA_HOME e altere seu valor para o caminho do seu novo Java.
Pronto! Já era, pode reiniciar a máquina que vai tá tudo certo!
Qualquer dúvida comenta aí!