Como instalar o agente do Zabbix 5 no Centos 7

Eaeee, seguinte, em um post anterior fizemos um tutorial aqui de como instalar o Zabbix 5.0 no Centos 7 e agora mostraremos como instalar um agente do Zabbix de modo passivo em um servidor Linux com sistema operacional Centos 7. Vale ressaltar que o modo passivo é o modo que o servidor que fará as requisições para o agente. Devidamente introduzido(a) o assunto vamos colocar a mão na massa.

1 – Instalação do repositório e pacote

rpm -Uvh http://repo.zabbix.com/zabbix/5.0/rhel/7/x86_64/zabbix-release-5.0-1.el7.noarch.rpm

Feito isso, instale o pacote:

yum install zabbix-agent -y

2 – Configuração do agente

O arquivo de configuração do agente do Zabbix fica no caminho: /etc/zabbix/zabbix_agentd.conf, então editaremos o mesmo procurando por os seguintes argumentos:

Server=0.0.0.0 #IP do seu servidor Zabbix.
ServerActive=0.0.0.0 #IP do seu servidor Zabbix.
Hostname=Teste-Coffops #Hostname do seu servidor que será monitorado.

Habilite a inicialização automática e inicie o serviço:

systemctl start zabbix-agent
systemctl enable zabbix-agent

3 – Ajustes de rede

O nosso agente ficará como listen na porta 10050 por padrão, para isso libere essa porta no firewall do seu servidor, aqui no caso utilizamos o firewalld, então digite:

firewall-cmd --permanent --zone=public --add-port=10050/tcp
firewall-cmd --reload

4 – Adicionando o servidor à ser monitorado no servidor Zabbix

Agora, com o agente rodando em seu servidor que será monitorado, utilizaremos um template para monitora o seu sistema operacional, para isso acesse a interface web do seu Zabbix e siga os passos abaixo:

Agora vá em “Criar host”:

Agora preencheremos os dados do host que será monitorado, preencheremos somente os camos obrigatórios, caso você queira mais especificidades basta complementar:

Agora vincularemos nosso agente ao template do Linux:

Pronto, dessa forma clique em adicionar e salvar, aguarde alguns instantes e se tudo der certo, aparecerá assim na sua lista de hosts:

Agora, só acompanhar. Você pode adicionar dashboards de monitoramento de recursos específicos como CPU, Memória, Disco e vários outros. Caso queria monitorar aplicação ou um ativo mais específico só procurar template ideal ou desenvolver o seu.

Com isso termino aqui o tutorial de hoje, espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.