Como manter UP Apps gratuitas no Heroku

Heroku é PaaS (Platform as a Service) e um dos pioneiros em provedores de serviços em nuvem.

Heroku trouxe um sistema que tornava a criação, extensão e implantação de aplicativos tão simples que rapidamente se tornaram um nome familiar na comunidade de desenvolvedores.

Vantagens de usar Heroku

Considero que as vantagens de utilizar o Heroku são muitas, pois além de ser muito facil de utilizar, é possível visualizar log’s de erros com simplicidade, suporte a várias linguagens, plugins e serviços. Outro fator muito relevante é a disponibilidade do banco de dados PostgreSQL.

E claro, um dos principais pontos para quem quer utilizar para aplicações de teste é o plano gratuito.

Desvantagens de usar o Heroku

Considerando os valores de outras cloud’s maiores como AWS ou Google Cloud os preços do Heroku são bem elevados, além de possuir uma certa limitação de Add Ons.

Mas considerando que iremos utilizar somente para alguns testes e só usaremos a versão free, não teríamos problemas com preço se não fosse por um detalhe, o sleep time.

Explicando melhor, caso sua aplicação fique ociosa, ou seja, acesso, o Heroku “desliga” sua aplicação para economia de recursos, já que não existem acessos e sua app é gratuita, eles ativam o sleep time e sua aplicação adormece.

Contornando o Sleep time

Para contornar o sleep time do Heroku e manter as suas aplicações sempre up, mesmo no plano free do heroku, um grupo de desenvolvedores construíram uma aplicação em Rubi para sempre fazer um “ping” em apps e não deixar as mesmas ociosas.

O mais legal disso é que a aplicação está disponível para quem quiser utilizar e seu código fonte tá compartilhado no github.

Ainda existe um problema, pois aplicações gratuitas precisam ficar dormindo/desligadas 6 horas por dia, então no Kaffeine você pode definir em qual momento o sistema irá parar de realizar requisições para deixar com que sua aplicação seja desligada (Considerando que ela não terá acesso nesse meio tempo).

Para utilizar basta acessar o site e informar o nome do seu app Heroku.

http://kaffeine.herokuapp.com/

Para conferir o código fonte da app, basta conferir o github.

https://github.com/RomainButteaud/Kaffeine

Ultima dica.

Caso queira remover sua app do Kaffeine, basta preencher o nome da sua app e clicar em “remove your app?

Em caso de dúvidas ou dicas, compartilhe nos comentários. Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.