O que é Informação
Segundo Rezende (2000), a informação possui papel fundamental na definição e execução de estratégias nas organizações, além disso, a informação e o conhecimento serão os diferenciais das empresas e dos profissionais que pretendem destacar-se no mercado e manter a sua competitividade.
A informação é vista pelas organizações como um dos mais valiosos recursos estratégicos e necessitam tratamento especial, ou seja, é necessário manipulá-la de forma que a transforme em vantagem competitiva. Os Sistemas de Informação servem exatamente para este fim, são de vital importância no processo de coleta, análise, produção e disseminação da informação. Um Sistema de informação ajuda organizações a obterem vantagem competitiva sobre seus concorrentes, através da melhoria do desempenho e produtividade.
Sêmola (2003) analisa diversas fases como a revolução elétrica e industrial, a abertura de mercado e o aumento da competitividade proporcionado por empresas multinacionais, reengenharia, terceirização e a mais recente a aplicação da tecnologia da informação. Em todos estes momentos a informação se fez presente e teve papel de suma importância para a gestão do negócio. A informação se faz presente em todos os processos de negócio:
- Visão empresarial;
- Desenvolvimento de negócios;
- Desenvolvimento de soluções;
- Execução de serviços e fabricação;
- Gestão do conhecimento;
- Apoio a gestão;
- Aplicações;
- Infra-estrutura física, tecnológica e humana;
E se por ventura a empresa possuir mais um processo certamente a troca de informação se fará presente.
De acordo com o dicionário Aurélio (2009) a informação é o “ato ou efeito de informar, transmissão de conhecimento, indagação, opinião sobre o procedimento de alguém, parecer técnico dados por uma repartição ou funcionário”. É citada nessa definição também “Informação Privilegiada” descrita como informação que não é tornada pública, mas é utilizada por pessoas que a conhecem por exemplo, para negociar na bolsa a fim de obter vantagens. A informação é de tal importância que alguns autores a tratam como o próprio negócio.
O sangue da empresa é a informação. (SÊMOLA, 2003)
Informação pode ser definida como um dado acrescido de contexto, relevância e propósito. Requer um mínimo de analise para sua obtenção, através da avaliação humana ou automatizada. (SIQUEIRA, 2005)
Informações são ativos que, como quaisquer outros ativos importantes para os negócios possuem valor para uma organização e precisam ser protegidos adequadamente.
Informação, por sua vez, é um conhecimento de perfil melhor delineado, cuja profundidade e amplitude permitem estabelecer um significado minimamente aproveitável, independentemente de interação e integração com outros conhecimentos. (MANDARINI, 2006)
FONTE:
REZENDE, Denis Alcides, ABREU, Aline França. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.
SÊMOLA, Marcos. Gestão da Segurança da Informação: uma visão executiva. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Nesse meio tempo você pode gostar também: Introdução a Governança de TI