Saiba o que é uma VLAN (Conceito)
A sigla VLAN significa Virtual Local Area Networks em português claro: Redes de Área Virtual Local. Pois bem, é um modo de os switches formarem redes virtuais. Sendo mais específico, é quando um domínio de transmissão é espalhado por múltiplos switches. Dessa forma existe a possibilidade de um administrador de redes separar virtualmente qualquer dispositivo conectado na rede como se eles estivem em redes físicas separadas, entretanto se faz necessário um roteador para mover o tráfego entre as VLAN’s.
Mas talvez você esteja se perguntando agora… Por que alguém utilizaria VLAN’s, então… Geralmente o que motiva um administrador de rede a separar o tráfego são segurança e desempenho. Na parte de segurança, ele pode querer evitar que alguns recursos como servidores sejam acessados por algumas partes da rede. Vamos imaginar um cenário de universidade: um funcionário não quer que os alunos possam acessar servidores que devem ser somente utilizados por funcionários, nesse caso por exemplo, uma VLAN possibilita que os computadores se espalhem pela universidade, mas não vai permitir que computadores utilizados pelos alunos vejam o tráfego gerado para os servidores administrativos, e na parte que tange o desempenho essa divisão de domínios de transmissão diminuiria a quantidade de tráfego em uma determinada porta.
De modo geral as VLAN’s são configuradas criando as mesmas e atrelando portas a elas, assim, pacotes criados pelos dispositivos conectados conectados a rede e associado em VLAN são nomeados pelo switch que possua vez também possou configuração de VLAN, possibilitando assim que outros switches saibam para quais portas deverão encaminhar esses pacotes.
Espero que esse conceito abra a mente de algum ser humano que esteja tentando entender como uma VLAN funciona. Valeu!