Afinal, o que são Sistemas de Informação?
Uma vez sabendo que informação como falamos nesse post é de extrema importância para a organização e que ela está presente em todos os setores e processos empresariais, precisa-se de um modo eficaz para gerenciá-la e uma alternativa que cresceu muito com o decorrer da evolução da tecnologia são certamente os Sistemas de Informações.
Cada vez mais a empresas estão dependentes da Tecnologia da Informação – TI. Podemos simplesmente fazer um comparativo momentâneo de como as organizações gerenciavam suas informações e seus negócios há alguns anos e como fazem isso agora, claramente veremos uma nítida mudança nas ferramentas com o passar dos anos. Algumas décadas atrás as informações eram tratadas de forma centralizada e pouco automatizadas. A tecnologia da informação engatinhava com relação a isso, apenas com o surgimento de uma nova e promissora ferramenta conhecida como mainframe houve uma aceleração, nessa época o preço não era nem um pouco atrativo se comparado com as limitações que essa máquina possuía, com decorrer do tempo e a evolução dele e ainda com os preços baixando começou a compensar adquirir uma máquina dessas.
Entre as décadas de 60 e 70 a IBM liderava o mercado de informática com a venda de seus Mainframes, computadores de grande porte que eram acessados através de terminais burros. Estes equipamentos enormes e caros eram utilizados principalmente por grandes organizações e universidades, que possuíam poucos destes equipamentos.
A Microsoft apareceu no mercado juntamente com o surgimento dos computadores de mesa, inicialmente com a comercialização do MS-DOS e depois do Windows e Office. Com a popularização da Internet em meio acadêmico em 1988, que depois se estendeu aos usuários domésticos, o conceito de centralização das informações voltou a ser amplamente utilizado. Novamente passou-se a armazenar informações em servidores remotos, no entanto os mainframes de 20 anos atrás deram lugar aos servidores de baixo custo.
Servidores são computadores responsáveis por responder solicitações dos clientes quando são requisitados determinados serviços. Serviço pode ser um aplicativo ou conjunto de aplicativos que disponibilizam informações para o cliente.
Desde então o compartilhamento de informação vem ganhando força na área de gestão e torna-se peça fundamental na tomada de decisões, seja a nível operacional ou gerencial.
Este compartilhamento se dá através das redes de computadores. Considera-se rede um grupo de dispositivos conectados, tais como computadores, impressoras, etc. . Seguindo o mesmo conceito, surge a Internet, que é a principal forma de compartilhamento de informações e conhecimentos atualmente.
Qualquer sistema que armazena dados e gera informação pode ser genericamente considerado Sistema de informação. Estes têm como objetivo auxiliar os processos de tomadas de decisão nas organizações.
São características dos Sistemas de Informação: grande volume de dados e informações; complexidade de processamento; muitos clientes ou usuários envolvidos; contexto abrangente, mutável e dinâmico; interligação de diversas técnicas e tecnologias; suporte à tomada de decisões organizacionais; auxílio na qualidade, produtividade, efetividade, competitividade e inteligência organizacional.
Motivos não faltam para que qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, venha a aderir soluções de TI. O quadro a seguir mostra algumas inovações e vantagens que podem ser adquiridas:
Inovação | Vantagem |
Novos modelos de negócios | Ser o primeiro a estabelecer um novo modelo de negócios coloca a organização bem a frente de seus possíveis concorrentes. A Web possibilita muitos modelos inovadores de negócios, como o “faça-seu-preço”, da Priceline, ou os leilões online da e-Bay. Utilizar tais modelos pode representar vantagens estratégicas. |
Novos mercados, alcance global | Localizar novos clientes em novos mercados. Com a Internet, a Amazon.com vende livros, CDs, DVDs e outros produtos em quase 200 países, por meio da remessas postais. |
Novos produtos | Inovando constantemente por meio de novos produtos competitivos e serviços. A Eletronic Art Inc. foi a primeira a lançar videogames em CD-ROM. A MP3 inc. possibilitou baixar música de seu site. |
Novas versões de produtos | Alavancagem de produtos antigos com novas versões competitivas. Após introduzir a lógica difusa em suas maquinas de lavar, uma empresa sul-coreana aumentou suas vendas em 50% em poucos meses. |
Produtos diferenciados | Ganhando vantagem em produtos inéditos ou de valor agregado. A Compaq Computers em determinada época tornou-se a campeã de vendas, depois de fornecer computadores com discos de autodiagnóstico. A Dell Computer foi a primeira no conceito de entrega em domicilio de computadores montados sob encomenda. |
Vendas auxiliadas por computador | Disponibilizar sistemas que dão suporte computadorizado ao marketing e as vendas. Por exemplo, a organização pode equipar os vendedores com computadores de mão e sem fio que lhes permita negociar cotações de preços na sede do cliente. |
As atividades e processos de negócio de uma organização não sobrevivem sem um fornecimento continuo de informações. Cada vez mais esses processos são formados por um ou vários sistemas de informação integrados. A informação representa a inteligência competitiva dos negócios e é reconhecida como ativo crítico para a continuidade operacional e saúde da organização.
Portanto, inevitavelmente corporações que almejam novos horizontes em seus negócios terão que criar e gerir uma estratégia de Sistema de Informação seja para aumentar a eficiência da sua linha de produção ou para gerar informações que auxiliem nas tomadas de decisão.
FONTES:
SÊMOLA, Marcos. Gestão da Segurança da Informação: uma visão executiva. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
FOROUZAN, B. A. Comunicação de dados e redes de computadores. 3ª ed. Bookman. 2008.
REZENDE, Denis Alcides, ABREU, Aline França. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.