Como monitorar variáveis do MySQL com Zabbix

Olá pessoal, tudo bem por aí? Hoje vamos ver Como monitorar variáveis do MySQL com Zabbix de uma forma bem simples e fácil!
Antes ainda de começar, estou presumindo que você já tem todo o ambiente montado e monitorado, caso você não tenha sugiro que você siga os passos dos tutoriais abaixo:

Também seria legal você dar uma olhada na documentação oficial do Zabbix para monitoramento do MySQL AQUI!

Ahhhhhhhh, queria dizer que estamos no Youtube, não esquece de dar uma força pra gente lá!

Configurações do Zabbix Agent

Bom, a primeira coisa que precisamos fazer é configurar o Zabbix Agent para ter a capacidade de coletar as variáveis do MySQL.
Para isso vamos editar o arquivo /etc/zabbix/zabbix_agentd.d/template_db_mysql.conf e adicionar a linha UserParameter=mysql.get_variables[*], mysql -h”$1″ -P”$2″ -sNX -e “show variables”. Isso vai fazer com que, quando Zabbix chamar o mysql.get_variables ele execute o comando ao lado.

Você pode encontrar mais infomações sobre isso AQUI!

Logo após adicionar o parâmetro no arquivo de configuração, precisamos reiniciar o Zabbix Agent usando systemctl restart zabbix-agent ou usar o comando zabbix_agentd -R userparameter_reload para dar uma reload nas configurações!

Configurando Item

Primeiramente, precisamos dizer para nosso template do Zabix lá na nossa Interface que queremos monitorar um novo Item, veja:

Achando o template MySQL by Zabbix Agent.

Logo após entrar no item, procure por “Create Item”:

Nessa página, precisamos clicar em Item, e Create Item.

Logo depois, deixe as configurações iguais a foto abaixo:

Parâmetro utilizado acima:

mysql.get_variables["{$MYSQL.HOST}","{$MYSQL.PORT}"]

Em seguida, precisamos dizer qual parâmetro vamos querer coletar, e para isso vamos criar um item dependente no Zabbix e passar o que queremos, veja:

Esse “dependent item” como como master o primeiro Item que criamos, pois lá estão todas as variáveis que o processo do Zabbix coletou, mas aqui queremos somente o parâmetro max_connections.

Também precisamos configurar agora o “Processing”, pois é ele quem vai filtrar para nós o valor do max_connections, veja:

Adicionando o processamento do Zabbix

Agora nesse campo, vamos adicionar o valor abaixo pois é ele quem vai processar o XML gerado e pegar os valores que queremos:

/resultset/row[field/text()='max_connections']/field[@name='Value']/text()

Por fim, após criar esse processamento se formos no “Latest data”, vamos conseguir ver que já temos a informação da variável max_connections do MySQL, veja:

Tela do max_connections

Por fim, agora temos nossa quantidade de conexões setadas no MySQL sendo monitorada aqui no nosso Zabbix.

Criando uma Trigger

Antes de mais nada, dentro do template vamos criar um Trigger para alertar caso esse número fuja dos padrões que queremos!

Só para exemplificar, aqui eu estou configurando que, se o max_connections for menor que 300, terei um alerta com severidade High dentro do meu Zabbix, como meu valor está 151 ao ir no meu Dashboard de problemas eu tenho a seguinte informação:

Por fim finalizamos mais um artigo ensinando Como monitorar variáveis do MySQL com Zabbix! Espero que tenha sido util para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.