Criar serviço personalizado no systemctl

Olá pessoal tudo bem por ai? Bom, hoje vamos ver uma exemplo de um serviço que pode ser criado no systemctl de forma personalizada e isso é relativamente simples.

Em alguns casos eu uso uma aplicação de leitura de logs chamada frontail e para garantir que o serviço vai estar sempre lendo os logs que eu quero e para deixar tudo organizado eu acabo criando um serviço para ele.

Para isso dentro de /etc/systemd/system vamos criar um serviço chamado frontail-access.service com o seguinte conteúdo:

[Unit]
Description=Access Log App
After=network.target
StartLimitIntervalSec=0

[Service]
Type=simple
Restart=always
RestartSec=1
User=root
ExecStart=/usr/local/bin/frontail -p 8080 /var/log/nginx/access.log

[Install]
WantedBy=multi-user.target

Após isso vamos rodar o comando systemctl daemon-reload, systemctl enable frontail-access.service para habilitar o serviço na inicialização do sistema operacional, systemctl start frontail-access.service para startar o serviço e systemctl status frontail-access.service para obter a saída abaixo:

Podemos ver a descrição do service, seu status e o comando que o nosso service executou e também conseguimos ver que o serviço está escutando na porta 8080:

Dessa forma podemos fazer um proxy reverso com Nginx autenticado e disponibilizar todo o log da aplicação de forma simples de uma forma bonita para quem ler ou for dar manutenção no sistema.

Bom pessoal, espero que você tenha entendido como Criar serviço personalizado no systemctl!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.