Estrutura de dados – Fila

Definição de fila

O conceito fila em estrutura de dados é uma lista linear de informação que é acessada na seguinte ordem, o “primeiro que entra, primeiro que sai”. Uma fila não permite acesso a um elemento que não seja o primeiro. Todavia a disciplina de acesso que rege a inserção e remoção de elementos em uma fila é denominada FIFO(“First In First Out”), ou em sua forma aportuguesada, PEPS(“Primeiro a Entrar Primeiro a Sair”).

Todavia é uma lista na qual os itens componentes devem ser deletados somente em uma extremidade denominada início da fila, e os itens somente podem ser inseridos na outra extremidade, denominada final da fila.

Na figura abaixo vamos apresentar uma fila em diversos momentos distinto:

estrutura de dados fila

Aplicação da foças

Normalmente as filas são utilizadas na administração de recursos compartilhados, impondo uma prioridade por ordem de chegada. Um bom exemplo são as filas de impressão, onde, cada documento espera sua vez para ser impresso.

Operações Básicas em filas

Existem 2 operações primitivas principais que podem ser aplicadas em uma fila

  • Inserção de elementos → enqueue ou enfileirar
  • Remoção de elementos → dequeue ou desenfileirar

Conclusão

Por definição, em fila em estrutura de dados, não existe limitação do número de elementos que uma fila pode conter, portanto, a operação de inserção sempre pode ser realizada. No entanto, a prática pode ser diferente, pois dependendo da estrutura de representação utilizada para representar a fila.

No caso de se utilizar uma estrutura do tipo array, o limite superior de elementos que afila pode conter é igual ao número máximo de elementos do array. É comum a utilização de uma referência para o início e outro para o fim da fim,facilitando assim as operações.

No caso de se tentar incluir um número maior de elementos que o suportado pela estrutura de representação, comete-se o erro do overflow. sendo assim por outro lado, a tentativa de se retirar um elemento de uma fila vazia constitui um erro de underflow.

Por hoje é isso, em breve atualizarei o post para mostrar códigos de exemplos.

Nesse meio tempo você pode gostar também: 5 Dicas úteis de Configuração do Nginx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.