Google sem senha: Testes de login com Yubikey visam aposentar atual método de autenticação

Muitos sites implementam níveis de segurança de senhas que exigem que o usuário utilizem expressões longas e complexas, incluindo letras, números e caracteres especiais. Pior ainda, especialistas aconselham que sejam usadas senhas diferentes para cada serviço/site. Se é difícil criar, imagina lembrar dessas senhas.Eric Grosse – vice-presidente de segurança do Google – acredita que as senhas e tokens simples como cookies não são mais suficientes para manter os usuários salvos.

Especialistas do Google estudam uma forma de utilizar dispositivos como identificação do usuário, em substituição às tradicionais senhas. Estes dispositivos, como o YubiKey, poderiam ser acoplados a pendrives, smartphones ou qualquer objeto de uso pessoal. O YubiKey, que conta com alto nível de segurança, está atualmente sendo testado para autenticação em serviços do Google.

O primeiro problema que se pensa com a adoção deste método de autenticação é no caso de um roubo, por exemplo, do YubiKey, no qual o criminoso teria total acesso à conta da vítima. Mas deve-se levar em consideração que o Google, com todo seu poder intelectual, não anunciaria esse tipo de solução se já não tivesse pensado nessa situação. O negócio é esperar pra ver.

Pense: Google lança a ideia no ar –  alguma startup se empolga e desenvolve uma boa solução – Google compra a startup e lança oficialmente o serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.